Powered By Blogger

quinta-feira, janeiro 28, 2010

Sempre Ao Seu Lado - A Dog´s Story




O Hachiko original


O sueco Lasse Hallström começou muito bem com Minha Vida de Cachorro (1985). Em seguida matou a pau com Gilbert Grape (1993), Regras da Vida (1999) e Chocolate (2000). Provavelmente ele se apaixonou pelo trabalho de Johnny Depp. Lasse é casado com Lena Olin, de forma que não preciso dizer mais nada quanto ao gosto desse rapaz.
O filme tem Richard Gere e ótimos cães akita atuando. Pena que onde estou no momento só tem cópia dublada. Pena mesmo.

É a história real de um cão e seu dono tida e passada em 1920, no Japão.
É o mundo animal invadindo o cinema, talvez motivado por grana alta de fabricantes de ração, sei lá.
O fato é que o mundo pet está abocanhando (sem trocadilho...) muito mercado, e é óbvio que o cinema sempre foi de dar uma mãozinha, como fez com o cigarro, a bebida, a guerra etc.
A história é tão forte que precisava mesmo de um diretor bacana. Precisava mesmo de Richard Gere no elenco.

Costuma-se associar cão a fidelidade de modo radical. Depende do humano que estabelece o vínculo. O cão é o melhor amigo do homem, mas pode ser apenas sua vítima conformada.
Hachi escolheu Parker, demonstrando uma sutileza bem própria dos gatos.

Hachi não era um cão fácil, pegador de bolas e fanfarrão.

Hachi era um ser de quatro patas capaz de transformar mantras conjugais (até que a morte os separe) em afirmação personalíssima: até que a minha morte nos separe.
A morte do outro pode me separar dele mas quando só a minha morte me separa do outro eu assumo em praça pública a minha fidelidade e o meu amor incondicional, até mesmo se o outro já tiver me deixado.

Nenhum comentário: