Powered By Blogger

quarta-feira, agosto 26, 2009

As Brumas de Ouro Preto




Os mineiros de Ouro Preto são apaixonados por sua cidade e quando se referem a ela, mudam o olhar na direção do horizonte e começam a falar como em transe, que sua cidade é mais que seu lugar, seu pai, sua mãe, sua raiz.

Há em seu olhar um brilho enviezado, quase turvo, molhado de quase-lágrimas, pois é como se falassem da mãe e do pai, da avó e do avô, do português e do escravo, das minas escuras e cheias de riquezas, do sonho eternamente sonhado de permanecer abrigado entre as montanhas de sua terra.

O mineiro tem muitos úteros. É parido de mãe, mas é parido da natureza, do passado, da história, da derrama, da inconfidência. O mineiro tem uma enorme mãe natureza, formada por montanhas cujo segredo não se sabe, cuja vista não se alcança e cujo colo não tem fim.

Há um amor recolhido e reprimido no mineiro, mal e mal expresso no riso pela metade, na palavra pela metade, no abraço e no aperto de mão tão tímidos...

Mas há um brilho, uma chama, um recurso mineral atômico dentro dele. Não explode, irradia.

O mineiro tem muitos fantasmas e adora histórias do outro mundo. O outro mundo é o que mais lhe atrai. Quem vive cercado de História, vive assombrado por fantasmas.
O mineiro vê com muito prazer e temor os fantasmas que se esgueiram pelas ruas escuras de suas cidades.

Quando uma igreja começa a tocar o sino, é o próprio coração do mineiro que soa metálico, pesado, lento, firme e cheio de uma paixão que se arrasta pelas ruas, sobe as ladeiras e some na escuridão ou na bruma.

Ainda não vivi uma experiência mais comovente do que o entardecer dessas fotos, ao som de música barroca que eu não sabia de onde vinha, mas imaginei: vem de todos as partes desta cidade mágica, vem dos lábios semi-cerrados do mineiro balbuciando como criança de colo.

2 comentários:

Unknown disse...

Minha filha, sem comentários... Nem Drumond descreveu Ouro Preto e seus filhos com tanta arte e sensibilidade.Você é um diamante in natura... Muitas facetas e brilho por reluzir e iluminar nossas almas, corações e vidas... Mergulhe fundo nessa mina! Toda minha admiração, vaidade e amor ...
Bjs, Naninha

Eliane Maria disse...

Como é que você pode conhecer os mineiros tão bem assim?
Emocionante.