Powered By Blogger

segunda-feira, agosto 10, 2009

Joaquim Mancebo Reis


Nasceu em 24 de fevereiro de 1925. Foi o terceiro filho de uma fornada de 16. Recebeu o nome do pai, Joaquim. Esse pai redimiu seu filho concreta e objetivamente, sem trêlêlê, logo de cara, sem mais-mais! Sendo ele (o pai) ateu, citou salomonicamente o episódio de Davi e resolveu ali, na hora, na bucha, de imediato, uma questão que teria ficado na salmoura da culpa por muito tempo! Não é qualquer um que na primeira cagada recebe a chancela do pai! É ou não é? O cara tem que estar podendo!!!
Diz a lenda que era moleque, muito moleque. Um de seus apelidos era "pintinho", pois gostava de enterrar os filhotes da galinha deixando só os biquinhos de fora, pra ouvir o piado.
Em função disto tornou-se um músico excepcional! Tomou algumas aulas por não mais que 2 meses e caiu fora, ou melhor, caiu dentro!
Era muito afinado e tornou-se um regente formidável! Todo mundo lembra de sua regência elegante e de sua voz fazendo o baixo nas melodias que aguentavam uma harmonia básica.
Fora isso foi um namorador inveterado. Um grande sedutor! Suas histórias com mulheres apaixonadas e enciumadas se resumem na seguinte: não compareceu ao casamento da irmã, pois duas de suas namoradas estariam presentes!!!
Na sua formação entrou um tio que emitiu sobre ele um comentário não muito favorável, do tipo, "esse aí não vai prestar pra nada", e podemos considerar que o segundo resgate de Joaquim Mancebo Reis aconteceu aí. Ah, é? Vamos ver quem não vai prestar pra nada! Eu que não vou te dar esse gostinho!
Essa fala desqualificadora foi crucial na vida dele, e teve um efeito propulsivo pra outra banda, que eu diria, olha, nem o mais celebrado motivador de pessoas teria feito melhor. Nem o Oscar Schmidt, nem o Bernardinho (apesar da fúria), nem o Amir Klink!
Com o nome do pai e ainda por cima, com a chancela do pai, quem iria dizer que Joaquim Mancebo Reis não seria um sucesso completo?
Quem?
Vivam os tios que mexem com os brios!!! Viva a rima fácil (hahahaha)!!!
Tornou-se um amante do trabalho e de tudo o que o trabalho poderia lhe trazer. Não se fez de rogado quando a fortuna lhe sorriu.
Tinha a característica singular de considerar que o outro é que estava muito bem de vida! Marotice de comerciante, não se iludam! Ô, seu Joaquim Mancebo Reis!... Que que é isso? Conta outra, né?
Como tudo começou com Davi, era natural que terminasse com ele. Joaquim Mancebo Reis, assim como Davi, foi um homem segundo o coração de Deus.
Protegido por Deus. Guardado por Deus. Amado por Deus. Amado por todos. Para sempre muito amado.
(continua)

3 comentários:

marinaide disse...

o significado do nome é: aquele que é elevado a Deus.
origem hebraica.
foi o pai de Maria, mãe de Jesus.
houve 2 reis de Judá chamados Joaquim.

Unknown disse...

Lindo e apaixonante, como tudo que vc escreve!Quanto talento! Bjs, Naninha

Eliane Maria disse...

Viva Seu Quinzinho!!!