Powered By Blogger

terça-feira, outubro 04, 2011

O Transporte Público Em Londres

Tenho para mim que os políticos brasileiros precisariam viajar mais do que viajam pra ver como funciona o transporte público em outros países. Não deve ser fácil ter um transporte público decente. Mas o transporte público deficiente é muito mais trabalhoso e bem mais caro.
Em Londres a coisa é bem descomplicada.
Onde precisa ter mais opções de transporte, tem. Mas não quer dizer que os subúrbios sejam desatendidos. O metrô funciona descomplicadamente em 12 linhas diferentes, cobrindo boa parte da capital. O sistema de ônibus   também não deixa a desejar, ao contrário. Além disso se pode contar com a excelente malha ferroviária que cobre todo o subúrbio de Londres e vai pelas principais cidades e países do Reino Unido.
Não é barato, mas é seguro e rápido. Não é por ser público que tenha que ser subsidiado.
É bem possível que a iniciativa privada esteja ligada aos transportes de Londres, mas sendo controlados pela política de transporte público. 
Num Estado organizado todos podem ganhar dinheiro, o que quer dizer que quanto mais desorganizado mais o dinheiro vai pro bolso de poucos.
É uma lástima que não só os políticos brasileiros viajam adoidado mas muitos cidadãos também. Ninguém vê como as coisas funcionam por aí, por aqui, por acolá?
Coisa de louco.
Enfim. Ia esquecendo do transporte pelo rio Tâmisa (os ferries).
Qualquer criatura que vai ficar mais de uma semana em Londres pode se inscrever no site tfl.gov.uk e receber informações sobre as linhas que não vão funcionar em determinado dia ou (agora, às vésperas das Olimpíadas) no fim-de-semana.


 Meu cartão é de 30 dias. Posso viajar quantas vezes quiser, de tube, bus ou train.


Esse busão é o modelo mais antigo, que ainda circula na linha 15, fazendo Trafalgar Square - Ponte de Londres.

ferry boat


Um ponto de ônibus com todas as informações necessárias. 

A linha 29 é feita com um ônibus conjugado. Não deu muito certo em Londres porque as manobras ficam difíceis. 


Os ciclistas dominam a cena urbana em Londres. Palmas pra eles!

Nenhum comentário: