Powered By Blogger

sexta-feira, fevereiro 13, 2015

Colorado, Montanhas Rochosas e Red Rocks

Olha aqui. Vou ser bem sincera. Tento entender as Montanhas Rochosas não é de hoje. É uma cadeia escorregadia que já foi vista por mim na British Columbia, Canadá, e no Novo México, EUA.
Ela é linda e deslumbrante e está majestosa no Colorado formando aquele paredão genial, do mesmo jeito como é visto em Vancouver.



Foto tirada com muito favor quando o guia deu uma paradinha em cima de um viaduto e, voilà, as Montanhas Rochosas bem ao fundo!
As Red Rocks são formações rochosas que deram nome ao rio e ao estado do Colorado. Os brasileiros espertos sabem que "red" quer dizer vermelho em inglês e "colorado" em espanhol.
Aliás, olha aqui, eu nem ia falar sobre isso, mas o que o Reino da Espanha andou aprontando por aqui só não está muito claro pra maioria dos norte-americanos, não por nada, apenas porque é assim que é. Montana, Colorado, California, Nevada, Arizona, Novo México, Texas, Flórida, tá bom pra vocês? Tudo colonização espanhola, me deixem.
Às vezes esqueço que o maior país de colonização espanhola, o México, está aqui na América do Norte! 
Às vezes esqueço que quem descobriu a América não foram os americanos! Não foram os ingleses, nem os franceses, nem os holandeses, e os portugueses muito menos! Isso! Foram os espanhóis, não assim tão claramente, pois Colombo talvez fosse italiano, mas quem deu "as ordi" foram os reis da Espanha, ué, convivamos com isso!
A galera que veio no Mayflower e se instalou no nordeste americano pode se considerar os verdadeiros colonizadores da América, até porque espanhóis e franceses são os típicos conquistadores - não gostam de ficar e criar família, essa é que é a verdade. Digo isso enquanto conquistadores de territórios, e reconheço que se trata de uma meia-verdade porque boa parte do continente americano é até hoje espanhola. Não sei por que cargas d´água o Brasil escapou dessa, foi tristemente rejeitado pelos franceses e holandeses e, enfim, viva os portugueses!, nada de ingratidões numa hora dessas. Deus sabe que tem um propósito pra esse Brasil e sua língua portuguesa exclusiva no continente americano. Mas só Deus sabe, somente Ele.
Voltando às Red Rocks: são bem bonitas pessoalmente e vocês já sabem como os americanos operam, né? Otimizam tudo, deixam tudo um brinco, de modo que nesse conjunto de rochas que, encabuladamente informo a vocês, tem cerca de 300 (trezentos) milhões (milhões!!!) de anos - fico sinceramente encabulada por não conseguir compreender o que sejam milhões de anos diante de mim, em monumentos e elementos que posso ver e desfrutar. É uma forma bem tosca de disfarçar a pobreza de nossos 80 ou 100 anos de duração nessa terra, só pode.
Nessas Red Rocks construíram um anfiteatro onde os Beatles tocaram em 1964, entre outros, entre outros. Vou te contar, hein?
Nesse anfiteatro os fitness irritantemente sobem e descem as escadarias quando não tem show, bem, show tem, né? Assim eles pensam.
Concluindo esse papo e já introduzindo um próximo post, como é complicado entender a presença dos ameríndios, esses que, coitados, já de saco cheio de tanto frio, desceram do polo norte, isso mesmo, os esquimós, e criaram e desenvolveram culturas tão magníficas no continente americano! Andando por essas estradas sempre vejo placas "Você está entrando [ou saindo] do território dos índios... tais e tais e tais" (Apaches, Sioux, Navarros, Cherokees). Fico sem muita vontade de entrar nessas reservas com medo de encontrar aquelas inomináveis quinquilharias "made in China". Não dá, não dá. Só digo que a situação dos índios americanos não parece ser nada melhor que a dos índios brasileiros, dos índios sul-americanos, dos índios em geral, dos índios.






4 comentários:

Ana Maria Naninha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Maria Naninha disse...

Deliciosa narrativa, como sempre: precisa, enxuta, real e poética.
Fiquei o tempo todo, enquanto lia, me lembrando das aulas de Geografia no Luiz Reid. Como pareciam inatingíveis aqueles rios, montanhas, cidades, etc que conhecemos através do "Atlas" e que vc vem visitando e nos apresentando através de suas viagens!!!
"Ai, que saudades que eu tenho da aurora da minha vida..." Nossa geração tem motivos pra saudades, graças a Deus!
Bjs

Anônimo disse...

Cada vez mais me encanto pela geografia.
Nádia

Elzy Mancebo Reis disse...

Nádia, se não me engano holandeses e franceses foram expulsos daqui qd esperavam colonizar o Brasil... Que peninha !Se estou enganada queira corrigir, nunca é tarde p/ aprender,Adorei sua descrição , é uma conexão geografia x história com sua maestria ímpar! Parabéns ! Adorei.