Powered By Blogger

segunda-feira, novembro 09, 2009

Crianças de Domingo

Daniel Bergman, hoje com 47 anos de idade, dirigiu "Crianças de Domingo" aos 40 anos, baseado em uma história escrita por seu pai, Ingmar Bergman. Ingmar era filho de pastor protestante, fato sobre o qual é muito espinhoso tecer comentários. No texto de "Crianças de Domingo" Ingmar procura entender e se entender com o pai, mas também se coloca como a pessoa que era. Ser filho de pastor na Suécia, numa época em que os casamentos eram arranjados e havia uma certa pompa em tudo - é só rever Fanny e Alexander - não foi fácil para uma criança de domingo.
Ingmar nasceu em 1918.
Daniel faz um belíssimo filme com a história do pai e do avô. Eu o vi no cinema apenas uma vez e foi marcante. O filme foi lançado em 1992 (Söndagsbam).
Os suecos acreditam que as crianças nascidas no domingo têm uma sensibilidade especial.
Eu nasci num domingo, às 11 horas da manhã.
Poderia não haver sol, mas havia luz e claridade. Os primeiros dias de novembro não costumam ter o tempo firme. Nasci, pelo que sei, num dia meio "enferruscado".
Havia a luz do dia, acima das nuvens e do mau tempo.
Desde então peguei a claridade das 11 da manhã e tentei torná-la em luz e clareza.
Fui uma criança de domingo na acepção sueca do termo. Meu campo de consciência, de audição, de visão, de percepção sempre foram aguçados.
Precoce em muitos aspectos, tenho memórias bem remotas, por exemplo, de uma noite em que não me sentia bem e chamava por minha mãe... quem veio foi meu pai e perguntou como se pergunta a um adulto "o que é que você quer?". Naquela pergunta dissolveu-se o mal estar anterior dando lugar a um sentimento sólido atravessado na garganta, sentimento de incompreensão do que era o que eu queria, afinal? Como eu poderia (no sentido de ter capacidade) transmitir a meu pai o que eu queria, se eu estava chamando por minha mãe?
Quando se chama pela mãe é porque não sabemos o que queremos, ou sabemos que o consolo da mãe resolverá o mal estar, sem precisarmos saber o que nos incomoda.
Como Ingmar precisei exorcizar coisas que acontecem a todas as crianças, mas que com as crianças de domingo adquirem outra dimensão.
As crianças de domingo necessitam de âncora afetiva, não de puxões de orelha ou perguntas inadequadas.
Crianças de domingo precisam de uma ausculta toda especial. Não é com paus e pedras e dogmas e tábuas de mandamentos que as crianças de domingo vão se adequar ao mundo.
Também não é com preconceitos, julgamentos e condenações.
Gosto de pensar em mim como um espermatozóide valente e campeão numa corrida com milhões de concorrentes! A quantidade enorme de gametas numa fecundação se deve ao elevado número de obstáculos a vencer.
Alcançar a existência exige desde o início a superação de obstáculos.
Tenho pesar em avaliar o quanto uma criança sofre, por ser incompreendida, exigida demais, atada, calada e reprimida. Tenho pelas crianças um sentimento enorme de compaixão, pois carregam fardos quase insuportáveis. É preciso continuar sendo aquele espermatozóide valente e campeão o tempo todo!
Quem trabalha com crianças sabe o quanto o mundo adulto prevarica e abusa delas. Não há maldade nisso. O mundo é que não foi formatado pra incluir as crianças em sua estrutura. O mundo olha apenas para o adulto embutido na criança.
Convivi com crianças muito pequenas num orfanato em Apiaí, SP. Algumas delas tinham marcas e cicatrizes horríveis de espancamento parental. Lembro de um menino de 4 ou 5 anos que tinha a cabeça bastante deformada pois o pai batia nele com vergalhão. Deveríamos falar de Deus a essas crianças. Deus pai, Deus amor. Deus protetor.
Mas foi aquele menino que me falou de Deus, quando com voz doce e quase inaudível disse "papai do chéu".
Que adulto teria tal doçura na voz, após ser espancado brutal e covardemente?

..............................................................................................

Eu nada sei, só sei que toda criança deveria ser tratada como uma criança de domingo.

Um comentário:

regina disse...

Comovente, tocante, divinamente inspirado.
Regina.