Powered By Blogger

segunda-feira, novembro 30, 2009

Ladrões de Idéias

Saramago nunca roubou uma idéia minha.
Saramago nem de longe escreveu sobre alguma coisa pensada por mim.
Saramago só saberá muito mais tarde que foi um modelo pra mim.

João Ubaldo Ribeiro nunca roubou uma idéia minha.
João Ubaldo Ribeiro nem de longe escreveu sobre alguma coisa pensada por mim.
João Ubaldo Ribeiro nem mesmo chegou a ser um modelo pra mim.

É bom que me explique:
Saramago escreve sobre temas que me afligem, digamos assim. Saramago fez inovações formais na sua escrita. Parece fácil, mas é muito complicado. Saramago mora numa das Ilhas Canárias.
Saramago tem um livro rejeitado que até hoje não foi publicado. Seu segundo romance foi escrito 30 anos após o primeiro.
Saramago nasceu em novembro (ele não lerá isto, pois consideraria uma grande bobagem; ainda bem).

João Ubaldo Ribeiro foi criado no açoite da literatura, no chicote do dicionário e no ferrão da gramática e de provas orais perante o pai, diariamente. E seu pai era autoritaríssimo.
João não ficou traumatizado, ao contrário, entrou pra Academia Brasileira de Letras aos 52 anos de idade.
João Ubaldo Ribeiro não acha que haja mosquitos em Itaparica. Longe disso! Em Itaparica morrem, vivem e tornam a morrer todos ou quase todos os seus personagens.
João Ubaldo Ribeiro traduziu "Viva o Povo Brasileiro" para o inglês (havia traduzido "O Sargento Getúlio"), idioma no qual é fluentíssimo.
João Ubaldo Ribeiro não lerá o que escrevo, portanto, não ficará furioso ao saber que destaquei que ele não nasceu em novembro.

Elizabeth Gilbert, sim! Ahhhhhha. Elizabeth Gilbert roubou minha idéia. E foi mais além na sua ousadia: colocou a idéia em prática.

Nenhum comentário: