Powered By Blogger

quarta-feira, novembro 25, 2009

A Estrondosa Vida Amorosa dos Gatos

São 3:39 da madrugada do dia 25/11/09. Fui acordada por barulho, gritos, miados e latidos.
Saí da cama e fui pra varanda ver o que se passava.
O barulho era o de uma forte discussão, curiosamente entremeada por sussurros indefinidos.
Vou para o Google, que afinal é pra onde devemos ir se não queremos desaproveitar o tempo, e se a curiosidade é suficiente, e encontro um cardápio vasto.
Pois bem. Leio um artigo muito bem escrito no site "Os Gatos". Parece que é um site português. Não há a identificação do(a) autor(a).
Aprendo um pouquinho mais quando leio que o comportamento do felino durante a cópula em nada se compara ao de qualquer outro animal doméstico.
É o seguinte: a fêmea se deixa levar de um elevado grau de incitabilidade sexual para um acesso de agressividade num piscar de olhos. Assim que se realizam os trabalhos a gata emite um som muito alto e agudo e separa-se violentamente do gato, podendo, se facilitar, mandar uma tapona nas fuças dele.
O intercurso sexual dos gatos é muito parecido com uma briga verdadeiramente feia e assustadora.
Mas o mais incrível é que o casal pode repetir a extravagante experiência de 10 a 20 vezes num mesmo dia!
Agora mesmo volto a ouvir miados que em muito se assemelham ao choro de crianças de colo. Só que mais dramáticos.
Diz o texto que os machos são dados mais à "vagabundagem" que as fêmeas - sem maiores explicações; diz a seguir que as fêmeas, por terem um período definido de cio, podem copular com vários machos diferentes (é certo que elas procuram os mais fortes e bonitos, aqueles que dominam a paisagem...).
A coisa mais interessante do texto é a informação de que os felinos (sejam os domésticos, sejam os de grande porte) formam um "casal provisório" quando a fêmea está no cio.
Normalmente os tigres e os leões levam uma vida solitária e só se juntam às fêmeas durante o cio, permanecendo com elas apenas alguns dias.
Gostei de saber que o leão é um felino social que pratica a poligamia.
Dificilmente se verá no reino animal felino aquela situação humana típica de "DR" - discutir a relação.
São 4:04 agora. Parece que os gatos foram cantar em outra freguesia. Eu e a cachorrada poderemos voltar a dormir em paz.

Nenhum comentário: