Powered By Blogger

sexta-feira, dezembro 02, 2011

Handel Messiah

As formações corais e orquestrais na Europa são numericamente modestas. Fui a alguns concertos em St. Martin-in-the-fields onde os grupos não passavam de 8-10 pessoas.
Ontem em St. George´s Church não foi diferente.
Contei 16 pessoas no coro e a orquestra variou entre 8 e 10 pessoas.
St. George´s Church é uma construção de 1724, tem uma nave principal e 2 laterais. É mais larga do que comprida. St. George´s foi bem frequentada por Handel e atualmente abriga o London Handel Festival.
Em dezembro não se pode deixar de ouvir o Messiah. São 2:30h de apresentação que ficam suspensas no tempo, tal é a beleza do oratório.
Chovia mas nem por isso a igreja deixou de estar lotada de cabeças londrinas. O oratório é dividido em 3 partes e ao final da segunda parte temos o Hallelujah e na terceira parte o coro encerra com Worthy Is Tlhe Lamb That Was Slain, desembocando num Amém exemplar da trama barroca.
A tradição conta que na primeira apresentação do Messiah em Londres o rei da Inglaterra, George II, estava presente. Quando o coral começou a entoar os primeiros cantos do Hallelujah, o rei, embevecido e impressionado com a beleza daquela oração, automaticamente levantou-se de sua poltrona. Quando viram que o rei estava em pé, toda a audiência ergueu-se. Ninguém permanece sentado na presença do rei em pé. Tal atitude tornou-se um costume que perdura até os dias de hoje.
Quem estiver em Londres em março e abril pode participar do London Handel Festival 2012.
Guardarei para sempre com enorme carinho a experiência de ouvir o Messiah em sua apresentação integral e fiel à composição original.
É interessante notar que Handel nasceu no mesmo ano que Bach, mas ambos nunca se encontraram. E Mozart foi um dos compositores que fez algumas revisões no Messiah, pois é dito que o Messiah foi escrito para um coro e orquestra modestos.





Nenhum comentário: