Powered By Blogger

sábado, dezembro 24, 2011

Por Que Não Gosto de Natal

Tem coisas que a gente gosta e acha que caem muito bem nos outros. E até pode ser que tenhamos gostado um dia. Praia, sol, calor, muvuca, shopping lotado, pessoas irritadas, suóres, swering, não entendo como alguém pode gostar.
Eu não gosto.
Só teve um ou dois Natais que eu curti. O primeiro foi quando fiquei fazendo aquelas perguntas de Papai Noel a papai: mas como ele vai entrar? ihimmm, pelo vasculhante? e ele vai caber?
O segundo foi na Igreja em Macaé. Fizemos uma peça de Natal, havia uma árvore muito bonita e cada um que participou da peça ganhou uma barra de chocolate, que na época equivalia a um tesouro.
E quando a gente é criança não sente tanto calor, essa é que é a verdade.
Fico muito irritada com a inadequação do Natal nos trópicos.
Mesmo com o ar condicionado à toda, haverá aquele momento sublime em que estaremos na calçada recebendo uma rajada de bafo dragônico torcendo pra entrar logo em outro ambiente refrigerado, pra mim um minuto que seja, é o suficiente para derrubar qualquer espírito natalino.
Pois bem.
Acho o Natal uma coisa linda nos filmes, nos desenhos animados (vi a estréia de Arthur Christmas em Londres e amei) e na vida alheia!
Estando na Europa nesse dezembro de 2011 tenho que ser absolutamente honesta e dizer que o nosso Natal realmente não é produto de nenhuma colonização ou macaquice. Na Europa e nos EUA o Natal é uma festa bem simples, com pouca comilança e com um sentido bem maior de encontro.
Não se tem aqui as mesas enormes e extravagantemente calóricas que até viriam a calhar com o frio.
Nos EUA e Canadá o Thanksgiving é mais importante que o Natal.
Na Inglaterra o Natal é apenas um holiday; não há todas aquelas travessas de comida nas mesas.
Bem. O Brasil, sincrético por natureza, pegou um pouco de cada coisa e deixou de lado o que poderia ser uma das mais refrescantes celebrações do ano.
Não faz sentido as pessoas se vestirem de Papai Noel e se empanturrarem de peru, bacalhau, castanhas e nozes quando poderiam fazer uma festa bem tropical.
É por isso que fica mais fácil gostar do reveillon brasileiro.

2 comentários:

Naninha disse...

Tb não gosto do Natal. É mt correria, mt trabalho... Adoro enfeitar a casa, gosto do clima festivo (não, do automático "Feliz Natal" q se diz por costume...)e dos encontros de família. Pena que, na maioria das vezes, de tão exaustos, pouco conversamos e curtimos um ao outro.

marinaide disse...

Talvez seja esse o motivo.